Carta A Um Pai (Homenagem ao Barô Carlos Gouvan, da Tzara Prado Cortez)


siga, caminhe, não pare.
não permita que as dúvidas
entravem seus passos,
você não está só,
não tema,
há, nesse mundo, alguém que te ama
que, todos os dias, reza por você,
pedindo aos deuses que te guiem,
que jamais te deixem cair.
você...
pode não ser o pai que me gerou,
mas, é o pai que meu coração escolheu,
líder, mestre, aquele em quem,
por tantas vezes, tentei me espelhar.
aquele que muito me ensinou,
me conduziu, me revelou
que eu poderia ter forças para caminhar,
potencial para conquistar.
quando muitos duvidaram,
quando eu mesma titubeei,
você olhou para mim e disse:
"filha, você é forte, leal e honrada,
confie e siga firme em sua estrada".
agora eu que te digo, meu pai,
que toda a força que possuo,
eu aprendi a ter com você,
e agora é sua vez, sê forte!
você tem uma missão, um trabalho,
a sua maior arte te espera,
você sonhou e foi longe
e muitos conduziu em seu sonho,
não nos deixe, continue,
mudam os cenários, mudam as cenas,
mas os personagens são os mesmos,
a história continua,
estou longe, mas voltarei,
ainda vou, se preciso for,
dedicar, como antes, meu tempo
no propósito de te acompanhar,
reviver aqueles dias
em que eu sentava diante de você
e sorvia as suas palavras,
absorvendo seu conhecimento,
admirada diante da sua sabedoria.
pai, que honra tê-lo conhecido!
como o admiro!
se sou o que sou, se sei o que sei,
devo a você...pai, mestre, líder...!
então, em meu nome, em nome de todos
os filhos, amigos...todos!
te peço: não desista da sua missão,
por nós, por você...estamos juntos!
somos ciganos, incansáveis, imbatíveis!
não paramos, não retrocedemos, seguimos,
sempre avante!
é a lição que você nos ensinou!
pai, a caravana segue, não pode parar,
mas, sem você não há como continuar.
tome as rédeas, confiamos em você,
não nos deixe, não abandone seu povo,
e sua filha, aquela a quem você ensinou
tudo o que ela sabe,
ela está prestes a voltar...
na bagagem, a saudade, mais conhecimentos,
sabedoria e experiência,
tanta coisa a compartilhar!
sua filha que foi para terras distantes,
retorna, pai, à nossa caravana amada,
aos seus conhecimentos, 
ao lugar que ela soube amar e honrar...
pai, há tanto a ser feito,
aconteça o que acontecer, siga,
não desista, não esmoreça,
sua filha está voltando,
vamos, novamente, fazer a caravana caminhar,
e, para sempre, ver o povo cigano, radiante,
trabalhar, bailar e brilhar!

Comentários

  1. Como eu disse em outro lugar, feliz daquele que tem seu mestre sempre por perto! lindo texto! parabéns!

    ResponderExcluir
  2. Depois de tamto tempo eu achei de ver no goglo oque havia com a Prado Cortez.e deparei com essa frase linda de uma grande filha inesquecível. Que jamais sair a do meu ❤ eu nunca vou abandonar o meu povo por nada nesse mundo.te amo família detrio.
    Obrigado minha Renata Demétrio.💋💋💋💋💋💋⚘

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Postagens mais visitadas deste blog

Reflexões

Caroline (Sobre A Princesa e A Boneca de Pano)

Esperanças Nunca Morrem!