Orgulho Cigano


É o orgulho de fazer parte de um povo que vive pela liberdade, não se prendendo a vínculos como idéias preconcebidas, religiões, tabús.
Um povo que ama a natureza, que sente em cada elemento uma energia incomparável, um povo que ama a dança, a música, a alegria.
orgulho de fazer parte de um povo que sobreviveu a tudo e a todos no decorrer dos séculos, que se espalhou pelo mundo, mas não se perdeu de suas origens.
Ser cigano é muito mais do que, simplesmente, trajar vestes coloridas e vistosas, do que saber ler as linhas do destino, ser cigano é saber respeitar as diferenças, respeitar o solo que se pisa, respeitar a cada um de acordo com seus pensamentos.
Ser cigano é sentir o universo penetrar em cada poro, é ser puramente paixão, sentir a magia daquilo que não se vê mas está presente...ser cigano é se orgulhar do passado, viver o presente e compreender o futuro.
Ser cigano é fazer do mundo o próprio lar, ter raízes apenas em si mesmo e nos sagrados conceitos desse povo.
Ser cigano é extravasar nas canções e nos bailados toda a paixão que nos habita, ser cigano é acreditar que não vivemos sós no universo, que, em algum lugar, existem forças que nos acompanham.
Ser cigano é ser digno de carregar um nome, o nome de cigano, que o acompanhará para sempre, dependendo do quanto esse nome for honrado.
Ser cigano é encontrar uma razão, mesmo nas coisas mais complexas, ser cigano é acreditar que tudo tem uma finalidade, é encontrar, mesmo nas coisas simples, grandes realizações, é fazer de um grão de areia o mais precioso tesouro, é compreender que todo o ouro do mundo é incapaz de comprar a riqueza que a natureza nos dá nos cinco elementos: terra, fogo, ar, água e éter.
Sou cigana e isso é mais do que suficiente em minha vida para que eu possa dizer que, finalmente, me encontrei.

"O Céu é meu teto; a Terra é minha pátria e a Liberdade é minha religião"
Maktub

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Reflexões

Vem!

Caroline (Sobre A Princesa e A Boneca de Pano)