River Phoenix - 17 anos de Saudade

Hoje, 31/10/2010, completam-se 17 anos desde que River J. Phoenix, aos 23 anos, nos deixou.
Naquela noite de Halloween encerrava-se, de forma dramática, sua carreira, sua vida, tão marcada por acontecimentos atípicos.
Não vou falar, aqui, mais do mesmo. Há milhares de sites, na internet, dedicados a contar, exaustivamente, sua vida, sua trajetória, seus sonhos e aspirações. Todos podem conhecer o River Phoenix ator, músico, ativista, a pessoa sensível que ele era...há diversos lugares onde supõe-se, até, conhecer seus sonhos, seus dramas pessoais.
Quero falar do que ele representou para mim e, quem sabe, para outros fãs que ele conquistou com muito mais do que sua beleza incontestável.
A veneração que dedicamos a ele, vai além da admiração comum voltada aos demais artistas. River Phoenix se tornou um mito, um ícone. Ele foi considerado algo como "um novo James Dean".
Seus filmes não foram recordes de bilheteria, muitos, até, foram lançados, diretamente, em VHS, no Brasil, sem, sequer, terem sido veiculados no cinema. Os roteiros não chegavam nem perto da magnitude de seu talento, sempre ficava a impressão de que poderia ter sido "algo mais...", onde esse "mais" seria, completamente, preenchido por River Phoenix.
Ele recebeu 13 prêmios, em sua carreira, pelas suas atuações...mas, aqui, no Brasil, pouco se soube disso...pouco se soube dele.
Sua carreira, paralela, como músico, só ficou conhecida após sua morte e, ainda assim, apenas seus fãs mais ardorosos procuraram pesquisar sobre o River Phoenix vocal e guitarrista da banda independente Aleka's Attic...e que vocalista e guitarrista ele foi! Quem dera ele tivesse tido tempo de mostrar ao público o River Phoenix real, o que ele sempre quis ser, o River Phoenix músico!
Esse foi seu desejo de toda uma vida...inclusive, também, o último: terminar de gravar "Dark Blood" e poder, finalmente, dedicar-se à sua carreira musical.
...mas ele não pôde...houve uma noite e o fim de sua luta contra o vício nas drogas, adquirido nos tempos das gravações e laboratórios de "Garotos de Programa", em 1991. Uma longa luta e o saldo: sua derrota.
Em 1997 ele foi listado na revista britânica Empire, como uma das 100 maiores celebridades de todos os tempos...mas, esse reconhecimento tardio pouco mostrava do que ele, realmente, foi.
De qualquer forma, essa homenagem, talvez apenas mais uma diante de tantas, mais uma das que já fiz, porém, sempre, repleta de sentimento e saudade, vem trazer à tona a certeza que acompanha, há 17 anos, os fãs desse prodígio incomparável. Essa homenagem, feita em imagens, vídeo, e música, vem dizer a todos que o nome River Phoenix foi mais que um nome que ele possa ter recebido, foi a marca do seu destino, pois como Rio (River) ele jamais morre, retorna à nascente após sua trajetória e, como Fênix (Phoenix), ele ressurge das próprias cinzas. Ou seja, River Phoenix jamais poderá morrer, pois ele vive e renasce em nossas lembranças.

Com vocês, o vídeo 17 anos sem River Phoenix - tendo, como música de fundo, a homenagem que o cantor Milton Nascimento fez ao nosso adorado River, a música "Carta a Um Jovem Ator".
Ouçam, vejam e sintam...que River Phoenix continue revivendo em nossos corações!!!




Comentários

  1. Renata.
    Vi seu video por acaso ontem no Youtube e adorei.
    Seu texto esta perfeito e eu sem palavras.Vc relatou exatamente tudo q nos fans d verdade desse cara sentimos.Lindo mesmo,parabéns.

    River,River...Como vc eh amado cara,q falta vc nos faz.

    ResponderExcluir
  2. Obrigada, Juliana, pelo comentário e por ter gostado da postagem e do vídeo!
    Fico feliz em encontrar pessoas que pensam e sentem como eu, porque o River era assim, ele cativava seus fãs não só como astro que era, mas, como uma pessoa próxima, muito próxima que, ausente, deixava essa saudade imensa e o eterno e irrespondível "por quê?" . Tenho certeza que, como eu, muitas pessoas ainda se perguntam, até hoje: Por quê ele teve que partir? Por quê fomos privados desse anjo, desse ser tão lindo, iluminado e talentoso? E, apesar de tudo isso, ainda assim ele partiu...mas, não nos deixou. Como eu disse: ele vive em nossas lembranças e nossos corações...viverá para sempre!

    ResponderExcluir
  3. "Por quê ele teve que partir? Por quê fomos privados desse anjo, desse ser tão lindo, iluminado e talentoso?"

    Simples amiga...
    Como diz a musica "Vincent":

    "Esse mundo nunca foi feito para alguém tão belo como você".

    Bjus.

    ResponderExcluir
  4. Grande verdade! Ele foi um anjo que passou, brevemente, pela Terra, para que pudéssemos vislumbrar o que nos reserva o Paraíso.

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Postagens mais visitadas deste blog

Reflexões

Vem!

Caroline (Sobre A Princesa e A Boneca de Pano)